Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional

A Estrutura organizacional da Cooperativa de Crédito dos Empregados de Elevadores Atlas é composta atualmente, atendendo as exigências de legislação e de seu Estatuto Social, da seguinte forma, com suas respectivas responsabilidades:

Assembléia Geral 

Instância superior da cooperativa que, conforme o prescrito da legislação e no Estatuto Social, tomará toda e qualquer decisão de interesse da cooperativa, tendo responsabilidade coletiva que se expressa pela reunião de todos, ou da maioria, nas discussões e nas deliberações. A reunião da Assembléia Geral dos cooperados ocorre nas seguintes ocasiões: – Assembléia Geral Ordinária (AGO)  Realizada obrigatoriamente uma vez por ano, no decorrer dos três primeiros meses, após o encerramento do exercício social, para deliberar sobre prestações de contas, relatórios, destinações de sobras, eleição do Conselho de Administração e Fiscal, e quaisquer assuntos de interesse dos cooperados. – Assembléia Geral Extraordinária (AGE)  Sua realização ocorre sempre que necessário, no qual possui poder para deliberar sobre qualquer assunto de interesse da cooperativa. É de competência exclusiva da AGE a deliberação sobre reforma do estatuto, mudança de objetivos e dissolução voluntária.

Conselho de Administração

Órgão superior da administração da cooperativa. É de sua competência a decisão sobre qualquer interesse da cooperativa e de seus cooperados nos termos da legislação, do Estatuto Social e das determinações da Assembleia Geral. O Conselho de Administração será formado por cooperado no gozo de seus direitos sociais, com mandatos de duração (no máximo 2 anos).

Conselho Fiscal
Formado por três membros efetivos e três suplentes, eleitos para a função de fiscalização da administração, das atividades e das operações da cooperativa, examinando livros e documentos entre outras atribuições. É um órgão independente da administração.
Cargos Executivos
Comprometida e desempenhada na atenção aos associados, formada por 03 (três) componentes eleitos em Assembleia Geral Ordinária, é composta por um time de colaboradores da Elevadores Atlas Schindler Ltda que devem aliar experiência corporativa com o bom relacionamento com os associados, buscando sempre a tomada de decisão para a perpetuidade e maiores benefícios para as pessoas que quiserem contar com os serviços da Cooperativa, de acordo com os poderes delegados a eles pelo Estatuto Social.
Coordenação Geral da Cooperativa

Zela pela gestão do corpo administrativo, além de demonstrar a saúde financeira aos Conselhos Fiscal e de Administração, tem a responsabilidade de gerir e estabelecer convênios e parcerias para beneficiar os associados. Também tem atuação nos controles financeiros e quanto ao planejamento de atividades e ações da Cooperativa, sempre com o aval dos conselheiros.

Setor Administrativo

Conta atualmente com 03 (três) colaboradores, sendo uma equipe dedicada ao melhor atendimento ao associado e às melhores práticas para garantir a correta análise de crédito, contabilização das associações, garantia de pagamentos aos associados, realização de fechamento mensal de contas, recebimento e retorno de informação de descontos dos empréstimos ao Departamento de RH da Elevadores Atlas Schindler Ltda, atendimento a legislação do Banco Central quanto à declarações e regularidades, registro de atas em livro próprio e na Junta Comercial do Estado de São Paulo, estudo e contato de benefícios aos associados, organização de ações sociais, e a elaboração da contabilidade própria respondendo às auditorias pertinentes zelando pelos métodos elisivos frente a regulamentação em vigor.

Auditoria Externa
Realizada no mês de fevereiro de cada ano, de acordo com a legislação atual, para acompanhamento do encerramento do exercício social, além de atuação programada e prévia, no semestre anterior, temos a atuação também da Padrão Auditoria S/S para verificação das contas, encerramento dos resultados e demais demonstrações contábeis, além da destinação de sobras aos cooperados, de modo isento, a fim de garantir a transparência e correta conduta para com o fisco, e, consecutivamente seus associados.
Auditoria Cooperativa
Realizada anualmente, tem como objetivo atender o escopo pré-estabelecido pelo Banco Central do Brasil, de forma a ter uma visão clara e transparente quanto às questões contábeis, tão como frente a conduta de sua gestão, relacionamento com a sociedade, responsabilidade sócio-ambiental, além da interação com a auditoria interna. Tais trabalhos são conduzidos pela Padrão Auditoria S/S.
Auditoria Interna
Realizada continuamente, tem como objetivo a verificação das operações realizadas pela Cooperativa perante aos seus associados, quanto as concessões de empréstimos, acolhimento do capital social, reconhecimento do pagamento dos empréstimos, além de uma visão sobre suas políticas e procedimentos pré-estabelecidos, seguindo legislação própria para tal aplicação. Atualmente esta atuação é realizada pela Nara-Koiseki Auditores Independentes.