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Faça parte da Cooperativa Atlas
– Economia
– Benefícios
– Ajuda mútua
– Menor taxa de juros
– Atendimento personalizado
Faça parte da Cooperativa Atlas
A Cooperativa de Crédito dos Empregados de Elevadores Atlas (SP) é uma sociedade financeira, formada pelos funcionários de Elevadores Atlas Schindler Ltda. com a finalidade de patrocinar, pela economia, o benefício e a ajuda mútua, de forma a disponibilizar aos seus associados montantes financeiros, respeitando as regras estabelecidas pelo Banco Central e regulamento da própria Cooperativa.
Quem administra a Cooperativa?
A Diretoria da cooperativa é composta pelos associados eleitos para o Conselho de Administração.
Exercem suas funções gratuitamente.
Atualmente a administração da Cooperativa é composta pelos seguintes colaboradores:

Mário Lijenko, do Depto. TI (Presidente),

Wagner Kruger, do Depto. de Engenharia (Tesoureiro)

Claudia Silva, do Depto. de Controladoria (Secretária)
Quem fiscaliza as Operações da Cooperativa?
O Banco Central do Brasil estabelece as normas e fiscaliza as operações e o funcionamento das Cooperativas de Crédito.
Externamente por uma empresa de Auditoria Independente e internamente, a fiscalização é exercida pelos associados eleitos para o Conselho Fiscal.
O dinheiro economizado é chamado de Capital na Cooperativa
O associado capitaliza, mensalmente, 1% (um por cento) do seu salário, para aqueles que possuem remuneração nominal até R$ 2.999,99. Salários acima deste valor contribuem com R$ 30,00, sendo opcional a contribuição de R$ 50,00 ou R$ 100,00 fixos, sem ser cumulativo o desconto mensal.
Para contribuição dos valores opcionais deverá ser entregue a Cooperativa solicitação por escrito.
Capital é a economia mensal praticada pelos associados e seu somatório é o Capital da Cooperativa.

Como faço um empréstimo?
Para a solicitação de empréstimo a Cooperativa obedece ao seguinte regulamento:
- Carência: O associado só poderá fazer um empréstimo após 1(um) mês de associação. (60 dias)
- Limite: Valor igual ao salário do solicitante mais seu capital integralizado; havendo a necessidade de um valor superior ao limite, o associado deverá consultar a Cooperativa e após análise da diretoria seu pedido poderá ser atendido.
- Encargos: Juros e Taxas de 1,8% (1,8 por cento) sobre o saldo devedor. (bem inferiores aos praticados por bancos, financeiras, etc).
- Prazo: Pagamento em até 48 (quarenta e oito) parcelas mensais e sucessivas, podendo chegar a 60 (sessenta) prestações.
- Garantia: Para proteção dos Capitais dos Associados, ao conceder empréstimo é exigida a apresentação de dois avalistas. Os colegas de serviço poderão ser avalistas.
- Atendimento: O associado interessado em empréstimo deverá preencher, corretamente o formulário “Proposta / Contrato de Empréstimo” e entregá-lo à Cooperativa, onde os casos aprovados serão atendidos no prazo máximo de 03 (três) dias úteis, exceto entre o antepenúltimo dia do mês e o 3º dia útil do mês seguinte, para realização do fechamento contábil.

O que é feito com as sobras (lucro)?
Ao final de cada exercício, verificando-se sobras, estas serão distribuídas proporcionalmente ao Capital dos Associados, de acordo com a Lei Cooperativista.
Auxílio Funeral – Benefício
É concedido ao associado, pela morte de dependente legal, pela morte do pai ou mãe ou concedido ao seu principal dependente, pela morte do associado. Apresentar solicitação até 15 dias após o óbito.
Valor de 2(dois) salários mínimos vigentes, sem custos ao associado.
Auxílio Funeral – Benefício – Observação
Esta concessão não é cumulativa caso o associado tenha familiar que também esteja em nosso quadro, tendo direito a apenas 01 (um) benefício.
O pedido poderá ser feito pelo associado por carta ou encarregado, gerente, ou RH através de “e-mail” –
juntando cópia da Declaração de Sepultamento ou Atestado de Óbito.
E se eu quiser sair da Cooperativa?
O associado poderá demitir-se da cooperativa quando quiser, desde que não tenha saldo devedor de empréstimo.
O pedido de demissão deverá ser feito por carta de próprio punho, indicando o motivo da saída, os dados da Cooperativa e informações pessoais.
O seu Capital será devolvido após aprovação do balanço do exercício correspondente.
(Aprovações: Conselho Fiscal (janeiro), Auditoria (fevereiro) e Assembleia (março)).
E se eu sair da empresa?
Quando o associado se desliga da empresa, ele perde o vínculo com a Cooperativa. Na ocasião, se houver crédito entre suas contas, Capital e Empréstimo, terá seu dinheiro restituído; se ocorrer débito, este será descontado na quitação ou homologação da empresa.
Associe-se, preenchendo a “Proposta de Admissão”.
Lembramos que a Cooperativa tem em especial “o caráter social”, como fundamento e prioridade, portanto, as necessidades do associado deverão ser apresentadas, estudadas e, na possibilidade, atendidas.
Em nosso site é possível verificar diversas informações sobre nossa Cooperativa, como:
- Regras de concessão de empréstimo;
- Formulários para preenchimento e impressão;
- Simulação para comparação com os juros de mercado (meramente em caráter de consulta, sendo que a análise de crédito junto a Cooperativa é primordial);
- Documentação da Cooperativa, entre outros.
Além disso, a Cooperativa de Crédito dos Empregados de Elevadores Atlas (SP) está preparando muito mais novidades para os nossos associados, como parcerias com outras empresas, vacinas, classificados, promoções, brindes e maior proximidade com os nossos associados, visando sempre a transparência em nossas operações, de forma a trazer os melhores benefícios!