Sobre a Cooperativa Atlas

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História

Com o objetivo de proporcionar crédito e moeda aos seus associados, por meio da mutualidade e da economia, foi criada, por um grupo de colaboradores da divisão de Elevadores da Indústrias Villares S/A, em 10 de janeiro do ano de 1973, na Avenida Interlagos, nº 4455, a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados de Indústrias Villares – Elevadores, Ltda.

Este grupo de empregados foi composto pelas seguintes pessoas: Wilson Bueno, Gilberto Quandt, Odonis de Josaphat Saraggi, Herculano Torres, Roberto Carlos Low, Oswaldo da Costa, Paulo Navarro da Rocha Pinto, José Afonso Ferreira de Oliveira, Othelo Antonio Fallani, Antonio Marcon, Ferdinando La Fortezza, Orestes Baptista, Clair Naranjo, Newton Archanjo, Moacyr Motta, Felippe Huchock, Francisco Pinto Rodrigues, Rubem Ribeiro Tibyriçá, Diógenes Diderot Domingues, Luis Sanchez Zamora, Giovanni Alfonso Cassini, Ary Lopes, Victor Júlio Banys e Mário Salazar Gouvêa.

Em 16 de março do ano de 1998, foi colocado, pela diretoria da época, por meio de votação em Assembléia Geral Extraordinária, a alteração de sua razão social, em virtude da mudança da divisão de elevadores da Indústrias Villares S/A para a Elevadores Atlas S/A, onde a cooperativa passou a se chamar Cooperativa de Crédito dos Empregados de Elevadores Atlas, tendo como consequência a mudança de sua sede para a Avenida do Estado, 6116 – Térreo.

Contando com mais de 40 (quarenta) anos de atividades, a Cooperativa dos Empregados de Elevadores Atlas atende hoje mais de 2.000 (dois mil) associados, aliando ao seu atendimento personalizado e direto às melhores condições de crédito para os colaboradores da Elevadores Atlas Schindler S/A.

Missão, Visão e Valores

Promover o desenvolvimento do Cooperativismo de forma integrada e sustentável, por meio da formação profissional da promoção social e do monitoramento das cooperativas, respeitando sua diversidade, contribuindo para sua competitividade e melhorando a qualidade de vida dos cooperados, empregados e familiares.
Ser reconhecido como referência em cooperativismo, por sua excelência em formação profissional cooperativista, como promotor da sustentabilidade e da autogestão e responsabilidade social das cooperativas e como indutor da qualidade de vida e bem estar de cooperados, empregados e familiares.
Patrocinar, pela economia, o benefício e a ajuda mútuos, oferecendo aos seus associados a menor taxa de Juros do mercado sem burocracia.

Estatuto

Informações

Diretoria, Conselho fiscal e funcionários

Atualmente, a cooperativa conta com seu corpo diretivo dedicado e voltado aos interesses dos cooperados, composta pelos seguintes colaboradores:

Sr. José Roberto Patrick Presidente
Supervisor de Logística de Modernização e Novos Equipamentos - Atualmente atua no centro de distribuição de Osasco-SP
Íris Aparecida Xavier Lijenko Tesoureira
Supervisora do Departamento de Serviços Comparilhados – atualmente atua no prédio da Matriz
Rodrigo Luiz Accioli Secretário
Supervisor de Infra-Estrutura – atualmente atua no prédio da Matriz

A Cooperativa dos Empregados de Elevadores Atlas por muitos anos contou com a dedicação do Sr. José Monay Duarte, como supervisor administrativo da cooperativa, que colaborou para a sua sustentabilidade e atenção aos seus associados, no qual hoje conta com o seguinte quadro administrativo:

Elma Fernandes das Neves Auxiliar Contábil
Kátia Cilene Munhoz Torres Assistente Administrativo
Rodrigo Costa Fontes Subcontador
Valter Gonçalves Rodrigues Coordenador Administrativo

Estrutura Organizacional

A Estrutura organizacional da Cooperativa de Crédito dos Empregados de Elevadores Atlas é composta atualmente, atendendo as exigências de legislação e de seu Estatuto Social, da seguinte forma, com suas respectivas responsabilidades:

Assembléia Geral 

Instância superior da cooperativa que, conforme o prescrito da legislação e no Estatuto Social, tomará toda e qualquer decisão de interesse da cooperativa, tendo responsabilidade coletiva que se expressa pela reunião de todos, ou da maioria, nas discussões e nas deliberações. A reunião da Assembléia Geral dos cooperados ocorre nas seguintes ocasiões: - Assembléia Geral Ordinária (AGO)  Realizada obrigatoriamente uma vez por ano, no decorrer dos três primeiros meses, após o encerramento do exercício social, para deliberar sobre prestações de contas, relatórios, destinações de sobras, eleição do Conselho de Administração e Fiscal, e quaisquer assuntos de interesse dos cooperados; - Assembléia Geral Extraordinária (AGE)  Sua realização ocorre sempre que necessário, no qual possui poder para deliberar sobre qualquer assunto de interesse da cooperativa. É de competência exclusiva da AGE a deliberação sobre reforma do estatuto, mudança de objetivos e dissolução voluntária.

Conselho de Administração

Órgão superior da administração da cooperativa. É de sua competência a decisão sobre qualquer interesse da cooperativa e de seus cooperados nos termos da legislação, do Estatuto Social e das determinações da Assembléia Geral. O Conselho de Administração será formado por cooperado no gozo de seus direitos sociais, com mandatos de duração (no máximo 2 anos). Conselheiros eleitos: José Roberto Patrick, Rodrigo Luiz Accioli, Íris Aparecida Xavier Lijenko, Fabio Luiz Martins, Marcos Vinícius Fernandes Prazo do Mandato: A.G.O. de 2017.

Conselho Fiscal

Formado por três membros efetivos e três suplentes, eleitos para a função de fiscalização da administração, das atividades e das operações da cooperativa, examinando livros e documentos entre outras atribuições. É um órgão independente da administração. Conselheiros Efetivos: Elson Beu Maia, Fernando Cabral dos Santos, Alex Sandro Nobre Chaves Conselheiros Suplentes: Maria Renata Cavalcante de Freitas, Moisés Alexandre Lima Eustáquio, Marcelo Bazan Brentan Prazo do Mandato: A.G.O. de 2018

Diretoria Executiva

Comprometida e desempenhada na atenção aos associados, formada por 03 (três) componentes eleitos em Assembléia Geral Ordinária, é composta por um time de colaboradores da Elevadores Atlas Schindler S/A que devem aliar experiência corporativa com o bom relacionamento com os associados, buscando sempre a tomada de decisão para a perpetuidade e maiores benefícios para as pessoas que quiserem contar com os serviços da Cooperativa, de acordo com os poderes delegados a eles pelo Estatuto Social. Diretores: José Roberto Patrick (Presidente), Íris Aparecida Xavier Lijenko (Tesoureira), Rodrigo Luiz Accioli (Secretário) Prazo do Mandato: A.G.O. de 2017

Coordenação Administrativa

Zela pela gestão do corpo administrativo, além de demonstrar a saúde financeira aos Conselhos Fiscal e de Administração, tem a responsabilidade de gerir e estabelecer convênios e parcerias para beneficiar os associados. Também tem atuação nos controles financeiros e quanto ao planejamento de atividades e ações da Cooperativa, sempre com o aval da Diretoria Executiva. Coordenador: Valter Rodrigues

Contabilidade

Atualmente as demonstrações contábeis, fechamentos mensais e transmissões de obrigações acessórias são realizadas pelo escritório de contabilidade RMG Serviços Contábeis Ltda-ME, visando zelar pelo cumprimento a legislação fiscal, tributária e quanto às normas aplicadas pelo Banco Central do Brasil quanto a atuação da Cooperativa.

Auditoria Externa

Realizada no mês de janeiro de cada ano, de acordo com a legislação atual, para acompanhamento do encerramento do exercício social, além de atuação programada e prévia, no mês de dezembro, temos a atuação também da Sacho Auditores Independentes para verificação das contas, encerramento dos resultados e demais demonstrações contábeis, além da destinação de sobras aos cooperados, de modo isento, a fim de garantir a transparência e correta conduta para com o fisco, e, consecutivamente seus associados.

Setor Administrativo

Conta atualmente com 03 (três) colaboradores, sendo uma equipe dedicada ao melhor atendimento ao associado e às melhores práticas para garantir a correta análise de crédito, contabilização das associações, garantia de pagamentos aos associados, realização de fechamento mensal de contas, recebimento e retorno de informação de descontos dos empréstimos ao Departamento de RH da Elevadores Atlas Schindler S/A, atendimento a legislação do Banco Central quanto à declarações e regularidades, registro de atas em livro próprio e na Junta Comercial do Estado de São Paulo, estudo e contato de benefícios aos associados, organização de ações sociais. Subcontador: Rodrigo Fontes Auxiliar Contábil: Elma Fernandes Assistente Administrativa: Kátia Munhoz

Manual do Associado

Fórmula de Simulação

Formulários