Sobras

O QUE SÃO SOBRAS?

Sabe quem é o dono da Cooperativa? Você! Isso mesmo!!

Como em uma empresa os sócios partilham do lucro, na Cooperativa funciona da mesma forma, porém quem recebe o resultado são os associados.

O que as empresas chamam de lucro, a Cooperativa chama de sobras que são os resultados apurados ao final de cada ano.

Mas como são geradas as sobras?

A cooperativa tem seu “lucro” gerado pelos juros cobrados nos empréstimos. Quando a cooperativa no final do ano apura seu resultado e realiza os pagamentos de todas as suas despesas, tendo resultado positivo, leva suas contas para elaboração dos relatórios contábeis, auditoria e por fim a assembleia geral ordinária que decide o destino do valor gerado.

Obs.: Caso a cooperativa apresente resultado negativo, será apurado o prejuízo, no qual não há do que se falar em sobras. Historicamente a Cooperativa Atlas-SP NUNCA apresentou resultado negativo.

Quem tem direito às sobras?

Como as sobras são geradas pelos juros cobrados dos empréstimos concedidos no decorrer do ano, os valores são retornados aos associados que contrataram os serviços de tomada de crédito com a cooperativa, desde que destinação das sobras para os associados seja aprovada pela assembleia geral ordinária.

Como é determinado o valor das sobras para cada associado?

Os associados que tomaram empréstimo no ano têm o cálculo proporcional em percentual frente ao total de sobras, ou seja, quanto maior o valor pago de juros no ano, maior será a proporção de sobras a receber.

Obs.: O pagamento de sobras nunca será de 100% dos juros pagos pelo associado no ano, visto que as sobras são o resultado dos juros menos as despesas da cooperativa.

Como é realizada esta distribuição?

As sobras são depositadas no capital social do associado, de acordo com aprovação da assembleia geral ordinária. Caso o associado apresente inadimplência de valores ou seja avalista em processo de ex- associado com saldo devedor, as sobras poderão ser alocadas para que tais pendências sejam sanadas.

Desde 2019, a Cooperativa Atlas-SP, tem levado este assunto para sua Assembleia Geral Ordinária, no qual tem deliberado a distribuição das sobras aos seus associados, desde que a Cooperativa apresente resultado positivo e sustentável.

Com isso, em Abril de 2020 a Cooperativa Atlas-SP realizou a distribuição seguindo as regras acima colocadas, onde os associados que pagaram empréstimo no último ano tiveram um retorno em sua conta capital de aproximadamente 23,18%, ou seja, quem pagou 1,5% de juros simples em 2019, na verdade, com esta devolução realizada pagou 1,15% de juros simples para qualquer finalidade solicitada.

Essa é a sua Cooperativa Atlas-SP trabalhando cada vez mais, cada dia mais a favor de seu associado!